Orquestra Contemporânea Brasileira abre temporada de 2020

Foto Davi Probo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) dará início, a partir de março, a mais uma temporada de apresentações no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Em 2019, primeiro ano da residência artística no espaço cultural, a orquestra encantou o público com apresentações mensais nas manhãs de domingo, reunindo um repertório clássico e popular. O grupo também se destacou pelo trabalho de formação de plateia, com a realização de concertos didáticos para estudantes das escolas municipais. O primeiro concerto do ano, a ser realizada dia 22, às 10h30, contará com a participação do trompetista Welington Lima, da Paraíba. Ele será o solista da peça Concerto para Trompete em Mi Bemol Maior, de Joseph Haydn. Os ingressos para o evento começam a ser vendidos por R$20 (inteira) e R$10 (meia) nas bilheterias do Cineteatro e no site da Tudus.

Na turnê de 2020, grandes compositores da música erudita mundial serão homenageados através da interpretação dos músicos da OCB, que vêm se notabilizando pela vasta experiência musical e formação em diversos estados do Brasil. No concerto de abertura serão apresentadas obras dos compositores que formaram a chamada “Trindade Clássica Vienense”: além de Haydn, serão interpretadas músicas de Mozart e Beethovem. Aliás, o momento será marcado pela comemoração dos 250 anos do nascimento de Ludwig Van Beethoven, um dos maiores gênios da música erudita.

No ano passado, a Orquestra Contemporânea Brasileira desenvolveu um repertório que uniu música erudita e popular, atraindo a participação do público. Uma das características dos concertos foi a presença de músicos convidados de diferentes gêneros musicais. Estiveram no palco junto com a OCB o tenor Franklin Dantas, o acordeonista Rodolf Forte, o cantor David Valente, o grupo cênico-musical Dona Zefinha, o flautista Marcelo Leite e o trombonista Gilvando Pereira. As apresentações contaram ainda com solistas da própria orquestra, como Nadilson Gama, Liu Ying, Paulo Leniuson, Inácio Saldanha e Paulo Cleber.

Em 2020, a programação artística tem como foco a música erudita. No entanto, o grupo promete surpreender a plateia ocasionalmente com música popular e até mesmo com convidados surpresa.

No cronograma de apresentações, que se encerra em novembro, serão realizados os concertos das manhãs de domingo e os concertos didáticos. Estes concertos, que serão iniciados em abril, são voltados para estudantes e têm como característica a interação com o público jovem para que possam conhecer o funcionamento de uma orquestra.

Formada em 2016, a Orquestra Contemporânea Brasileira faz parte de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). EM 2020, o grupo continua sua Temporada com o patrocínio da EDP (Energia do Brasil), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A regência e direção artística é do maestro Arley França, doutor em Educação, mestre e licenciado em Música e integrante do projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.

A Orquestra mantém um programa de responsabilidade social, através do qual vem formando no interior do Estado vários Núcleos de Educação Musical. Nos três núcleos já constituídos – Pindoretama, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante (este com patrocínio da EDP) -, dezenas de jovens que vivem em regiões de vulnerabilidade social estão tendo a oportunidade de tocar um instrumento e ingressar em orquestras infanto-juvenis.

Serviço

Temporada de Concertos da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz
Início: 22 de março de 2020 – 10h30
Realização: Sinfonia BR e AAMARTE

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
2018 © Cineteatro São Luiz | Todos os Direitos Reservados