por THIAGO NOZI
Agosto é o mês em que se comemora o “Dia da Cultura Popular”, para celebrar a data o Cineteatro São Luiz pensou em uma programação especial na faixa “exposições”, que tem início com “Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos”, do fotógrafo paraibano Thiago Nozi.
Ao longo dos últimos anos, Nozi vem desenvolvendo parte de sua produção fotográfica junto aos Mestres da Cultura, tendo feito registros de diversas manifestações artísticas e culturais tradicionais entre o Ceará e a Paraíba. Em “Mestres & Contos”, Nozi retratar as emoções e expressões, a força da ancestralidade e o poder da sabedoria. A exposição, pra ele, carrega o sentido de cada uma existir, para além do registro mas tendo em vista o resgate da vivência.
“Acredito que os Mestres da Cultura sejam a ponte, entre o novo e o velho, entre o saber e o ser, entre o passado e o futuro. Acredito que sem eles a história não seria história, não seria algo imortal”, afirma o fotógrafo.
oi, prazer, sou fotografia. sou pedaço de vida, espaço tempo, templo do que já foi um dia, um momento.
sou pessoas, objetos, alma do que foi concreto, uma mistura de linguagens, sons, cheiros, dialetos. sou lembranças, sou esperança, expectativa... sou também a materialização da saudade.
sou o abraço que não foi dado, sou um fato pausado, preso em um presente estático, fadado a viver no futuro mostrando o que já foi passado.
de mão em mão, ou em um quadro na parede da sala, quem sabe num muro, não preciso falar nada, mas grito pra quem me olhar, aquilo que sou,
o que fui, e serei sempre pra sempre, o que alguém desejar.
sou o espelho invertido da vida, sou a juventude diante da velhice e, ao mesmo tempo, a velhice diante do mundo novo, sou fonte de lágrimas, reflexo dos olhos nos olhos de quem em mim habita. prazer, eu sou fotografia.
(Thiago Nozi)
Thiago Nozi. Descobriu-se fotógrafo em 2011 quando decidiu fazer da fotografia uma forma de expressão própria e sensível de ver o mundo, tem profunda realização em trabalhos artísticos e um vasto portfólio em coberturas de festivais culturais em diversas regiões do país, incluindo o “Encontro de Mestres do Mundo”, evento promovido pela Secult Ceará nos anos de 2017, 2018 e 2019.