top of page

Cinemateca Brasileira apresenta a Mostra Resistências Cinematográficas em Fortaleza

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Shell e do Itaú, a segunda edição do projeto VIVA CINEMATECA vai exibir 14 títulos em curta e longa-metragem, em sessões gratuitas no Cineteatro São Luiz, dentro da programação do Cine Ceará Festival Iberoamericano de Cinema, de 12 a 22 de outubro.


Filme "Meu tio José" (foto: divulgação)

Em 2023, a Cinemateca Brasileira organizou sua primeira edição da mostra itinerante A CINEMATECA É BRASILEIRA. A programação percorreu o país levando filmes que perpassam diferentes momentos históricos e propostas estéticas ao longo de mais de 120 anos de história. Diante do sucesso do projeto, a Cinemateca realiza a segunda edição de sua itinerância, que terá início em setembro e segue até julho de 2025. Com o título A CINEMATECA É BRASILEIRA - RESISTÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS, a nova curadoria inclui longas e curtas-metragens que revelam múltiplas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários, em especial o regime militar que teve início há 60 anos. 


Em Fortaleza (12 a 26 de outubro), a mostra é uma parceria que integra a 34ª edição do Cine Ceará Festival Iberoamericano de Cinema com o Cineteatro São Luiz, equipamento público da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar.


“O Instituto Cultural Vale está ao lado da Cinemateca por entender a importância da casa da produção audiovisual brasileira, uma das maiores instituições do gênero no mundo, que preserva, também, um retrato da nossa própria identidade. Por isso, atuamos, juntos, em iniciativas pela sustentabilidade e modernização do espaço e pela salvaguarda de seu acervo, em especial, a coleção de filmes em nitrato de celulose, de valor inestimável”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, que é patrocinador estratégico da Cinemateca Brasileira.


As ações de itinerância fazem parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em 2023, que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. 


"Apoiamos o Viva Cinemateca, pois acreditamos que a instituição tem um papel fundamental na construção, conservação e difusão da nossa herança cultural, com ações que promovem o desenvolvimento humano e geram valores para toda nossa sociedade. Juntos, preservamos o cinema nacional e as obras audiovisuais em geral, tão importantes para a preservação de nossa identidade”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil, patrocinadora master do projeto Viva Cinemateca.


Confira programação completa das exibições no Cineteatro:


<< SERVIÇO >>

[Cinema] Mostra Itinerante A CINEMATECA É BRASILEIRA - RESISTÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS

Data: 12 a 26 de outubro de 2024 | Horários diversos

Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)

Entrada: Gratuita



Comentários


bottom of page