top of page

Vanessa da Mata celebra a vida e a trajetória de Clara Nunes em musical

Além de exaltar o sucesso da cantora, o musical destaca como a artista lançou luz  sobre questões de preconceito étnico-racial e intolerância religiosa 


Foto: divulgação


Após um primeiro semestre repleto de grandes eventos e sucesso de público, o  Circuito CENA retoma sua programação com o espetáculo "Clara Nunes – A Tal  Guerreira", idealizado e protagonizado por Vanessa da Mata. As apresentações  acontecerão nos dias 18, 19 e 20 no Cineteatro São Luiz, com realização pela Lei de  Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Patrocínio da Petrobras e a GOL como  transportadora oficial. As sessões ocorrem na sexta, às 20h; sábado e domingo, às 16h e às 20h. 


Com direção de Jorge Farjalla, que também assina o texto em parceria com André  Magalhães, "Clara Nunes – A Tal Guerreira" é uma jornada onírica pela trajetória da  icônica intérprete que gravou seu nome na história da música popular brasileira  através do samba. O espetáculo exalta a brasilidade, a vida e a sensibilidade de  Clara Nunes, uma das maiores vozes que o país já conheceu. 


Além de celebrar o sucesso da cantora, a peça destaca como Clara Nunes usou sua arte para lançar luz sobre questões de preconceito étnico-racial e intolerância  religiosa, temas que raramente ganhavam espaço no Brasil de sua época. O cenário do teatro, sua morada simbólica, é o ponto de partida para a consagração  de sua história.


Guiada pela amiga e diretora Bibi Ferreira, bem como pelos seus Orixás, Clara se encontra entre o plano físico e o espiritual, precisando  compreender a transição entre esses dois mundos. A peça apresenta essa travessia com uma fusão instigante de vida e morte, unindo passado, presente e memória em um barracão de escola de samba. Ali, fragmentos de carros alegóricos ganham vida  para simbolizar as personagens que moldaram a trajetória da cantora, refletindo sua existência como um grande carnaval que ecoa na eternidade. 


Da África ao interior das Minas Gerais, o espetáculo une povos  e culturas para cantar e contar a história da nossa eterna Sabiá.


Sobre o Circuito CENA 


Com o objetivo de inserir o Ceará na rota dos grandes eventos culturais, o Circuito  CENA, idealizado pela Procult e 101 Produções, pretende oferecer ao público da  capital e do interior produções de relevância nacional, promovendo o diálogo com  diversas expressões das territorialidades culturais. 


O projeto busca romper com as noções tradicionais e hierárquicas sobre o papel da  arte, fortalecendo o sentimento de pertencimento e posicionando a cultura como  um eixo fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado. Além  disso, o Circuito CENA promove o intercâmbio cultural entre diferentes regiões do  Brasil e colabora para consolidar o calendário cultural do Ceará, utilizando a arte e  ações socioculturais como ferramentas para a coesão da sociedade. 


Anteriormente conhecido como Circuito Cearense de Teatro, o projeto expandiu  suas fronteiras artísticas em 2024. A mudança para CENA, segundo os  idealizadores Bruno Barros, Mário Alves e Manoel Rolim, reflete o objetivo de  diversificar as linguagens artísticas apresentadas.  


Inicialmente focado nas artes cênicas, o Circuito agora abrange uma programação  mais ampla, incluindo shows musicais, apresentações de dança e outras  manifestações culturais. Além dessa ampliação, o primeiro ano da mudança  conceitual tem oferecido uma dimensão pedagógica, com oportunidades  educacionais para alunos e professores de organizações sociais e escolas  públicas, ampliando o impacto do projeto para além dos palcos.

 

Serviço: 

CLARA NUNES - A TAL GUERREIRA 

Local: Cineteatro São Luiz 

Endereço: Rua Major Facundo, 500 - Centro 

Dias: 18, 19 e 20 de outubro 

Horários: sexta, às 20h; sábado e domingo, às 16h e às 20h. 

Vendas: ingressos esgotados

bottom of page